Foto: Rafael Mengual

Quem te viu, quem te vê! O Parque Natural Municipal Lagoa Comprida (PNMLC) de Aquidauana, um exemplar do Pantanal no perímetro urbano de Aquidauana, oferece beleza natural e outros inúmeros benefícios a todos nós. Quem hoje passa pelo parque respira bons ares, mas essa realidade ainda é recente. Atualmente podemos vivenciar o parque cheio, ocupado por esportistas, estudantes, trabalhadores e apreciadores da natureza. Dando mais sentido e valor à um dos mais importantes parques de Aquidauana.

Há algum tempo atrás o PNMLC havia sido abandonado, vandalizado e mau falado , partindo dos moradores e do Poder Publico o desleixo com este espaço. Mas recentemente a natureza falou mais alto e chamou a atenção para dentro do Parque, os moradores e a prefeitura passaram a valorizar a querida unidade de conservação da natureza. A atual gestão da gerencia municipal do meio ambiente em Aquidauana, representada pelo gerente Roberto Valadares, passou a dedicar-se na recuperação, manutenção e melhoria das áreas de uso público do parque. O Exército também fez a sua parte, militares do 9ºBE Cmb recolheram a sujeira no espelho d’água, retiraram plantas infestantes e contribuíram na manutenção deste relevante parque natural de Aquidauana. Os cidadãos, em respeito e contrapartida, cuidam e aproveitam o parque, resultando na consciência coletiva da importância da área verde para a sociedade e para o meio ambiente. Fica de legado para nossa cidade um recanto sossegado, limpo e preservado para nós e por nós.

Diferente do que já foi relatado anteriormente aqui no AquidauanaMais, o parque hoje está se renovando. O investimento na instalação de lixeiras , na reforma dos banheiros e da pista de caminhada, em segurança, limpeza e na recuperação ambiental com o plantio de mudas de árvores, surtiu efeito junto à sensibilização e mobilização dos cidadãos que abriram os olhos ao que a natureza oferece. O resultado é um parque com riquezas impagáveis, zelado pela população e pelo próprio Poder Publico.

O Parque da Lagoa Comprida é uma fonte de recursos naturais valiosos, além de fornecer opções ao lazer, turismo e esportes que demandam os cidadãos. A Unidade de Conservação localizada em Aquidauana possui área de pouco mais de 74 hectares cadastrados integralmente na área urbana e isso teoricamente faz com que se valorize a região e seu entorno, principalmente para quem busca qualidade de vida e valorização imobiliária. A área parcialmente inundada onde se forma a lagoa, além de significativa beleza, por seu tamanho e disposição no relevo, é considerada fundamental ao equilíbrio hidrológico local (DE SOUZA, 2012). Trata-se de um ponto turístico, ecológico e de valor inestimável.

Fotos: Rafael Mengual

Em resumo, o Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida é uma Unidade de Conservação que merece a atenção da população. A participação da comunidade na gestão do parque contribui com a redução dos conflitos e otimiza a conservação da área.

Embora a situação do Parque tenha melhorado bastante, cabe ressaltar que o papel de cada um no cuidado com o parque contribui na conservação dos recursos naturais e nos inúmeros serviços ambientais oferecidos por esta unidade de conservação:

  • Aos usuários deste parque cabe o respeito e cuidado, pois devemos zelar para manter esta área em condições para atender as demandas em fornecer lazer, recreação e tranquilidade aos cidadãos;
  • Aos moradores do entorno cabe a fiscalização (comunicar os órgãos fiscalizadores) e orientação aos que fazem mau uso das áreas do parque e entorno de forma a evitar a degradação do meio ambiente;
  • Ao poder publico cabe concluir o plano de manejo e coloca-lo em prática, estabelecer as medidas necessárias para mitigar ou ao menos reduzir os impactos sobre o Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida em Aquidauana, garantindo os serviços do parque como Unidade de Conservação da Natureza..

A natureza merece respeito! 

 

Comentários

Compartilhar
Artigo anteriorA Floresta Urbana de Aquidauana
Próximo artigoAprenda a fazer xampu sólido de babosa

Bacharel em Engenharia Florestal e mestrando em Agronomia – Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana (UEMS/UUAq).

Entusiasmado pelo amor à natureza, o floresteiro costuma atuar em diversas atividades que envolvem o meio ambiente e os recursos naturais, além de participar como colaborador intelectual do AquidauanaMais.

Acredita que a interferência de uma “formiga na selva de pedras”, embora pequena, pode ser positiva ao ponto de contribuir no caminhar ao desenvolvimento sustentável. Se é esse o caminho, é por ele que vamos.