Estudantes, servidores e toda a comunidade podem participar a partir deste sábado, 3, da edição 2017 da Semana do Meio Ambiente. O evento de extensão vai até o dia 9 de junho em dez municípios.

O tema deste ano é “Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”. Atividades gratuitas, como palestras, minicursos, passeios e concursos, serão realizadas nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A programação completa do evento está disponível na página oficial da Semana, na qual também é possível fazer a inscrição em cada ação de interesse.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e recebe fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Programação – Em Aquidauana, o evento tem início no sábado, 3, com trilha ecológica e rapel no Morro Pimentel para estudantes do IFMS.

A abertura oficial da Semana será às 19 horas de segunda-feira, 5, na Câmara Municipal, com uma mesa-redonda sobre o tema do evento. Uma palestra sobre gerenciamento de resíduos sólidos será ministrada na quarta-feira e quinta-feira, 7 e 8, para estudantes das escolas estaduais Roberto Scaff e Cândido Mariano. Oficinas e palestras sobre temas variados serão ofertadas ao longo da semana. As atividades se encerram na sexta-feira, 9, com uma gincana no Campus Aquidauana.

Em Campo Grande, estudantes e servidores fazem passeio ciclístico no sábado, 3. Em seguida, tem observação de aves e corrida de orientação no Parque das Nações Indígenas.

A abertura do evento ocorre na segunda-feira, 5, no Teatro Glauce Rocha, a partir das 8 horas. Na sequência, serão ministradas palestras sobre paisagismo funcional e sistemas meteorológicos. À tarde, tem apresentações culturais e de trabalhos acadêmicos, além de uma roda de conversa sobre os impactos socioambientais relacionados ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Até quinta-feira, 8, o Campus Campo Grande promove diversas oficinas, além de visitas técnicas com os estudantes da unidade.

Com início também no sábado, 3, a Semana do Meio Ambiente em Corumbá conta com plantio de árvores, gincana educativa e concurso de fotografias. De quarta a sexta-feira, 7 a 9, o campus oferece oficinas e promove apresentações culturais, palestras sobre aquecimento global e lixo, além da atividade ecociclismo.

A Semana em Coxim se inicia na quarta-feira, 7, com minicursos e passeio ciclístico com toda a comunidade, a partir das 18 horas. Às 20 horas, a abertura oficial do evento é promovida na Concha Acústica do município, com a premiação dos concursos culturais realizados em escolas públicas e com estudantes do IFMS, além de apresentações musicais.

Outra atividade é a palestra sobre gestão ambiental na Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, no auditório do IFMS, às 8 horas de sexta-feira, 9.

No Campus Dourados, a programação se concentra na terça e quarta-feira, 6 e 7, com diversas palestras e oficinas abertas à participação do público externo. Também são realizados um trekking e visita técnica à Embrapa Agropecuária Oeste para estudantes do IFMS, além do plantio de mudas.

Com foco na conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos, a Semana em Jardim começa no sábado, 3, com uma ação pública para a prevenção de doenças por meio da destinação correta do lixo e uma campanha de recolhimento de materiais recicláveis.

A abertura oficial é às 19 horas de segunda-feira, 5, seguida por uma roda de conversa sobre preservação das bacias hidrográficas. A programação segue até quinta-feira, 8, com oficinas, minicurso, visita técnica, palestra e plantio de mudas.

De terça a sexta-feira, 6 a 9, o evento em Naviraí conta com oficinas, minicursos, exibição de filmes sobre a temática meio ambiente, exposição de trabalhos, além de passeio ciclístico, feira de troca de livros e show musical com a banda do campus. Também são promovidos ciclos de palestras sobre agrotóxicos e lixo eletrônico.

Em Nova Andradina, a abertura do evento ocorre às 19 horas de quarta-feira, na Câmara Municipal, com uma apresentação teatral. No dia seguinte, é realizada uma gincana, coleta de lixo eletrônico e  palestras sobre coleta de lixo eletrônico, mutagênese ambiental e sustentabilidade, além de desafios de sustentabilidade no meio rural. O evento se encerra na sexta, com oficinas, minicursos, debate e divulgação dos vencedores da gincana.

A programação em Ponta Porã começa na quarta-feira, 7, às 8 horas, no auditório do campus. Até sexta-feira, 9, estão previstas diversas oficinas ligadas à área alimentar, como a relação entre alimentação vegetariana e meio ambiente, aproveitamento de alimentos, culinária japonesa, e importância das abelhas na produção de alimentos. Passeio ciclístico, desafio de caiaque e mostra de trabalhos de conclusão de curso também integram o evento.

O Campus Três Lagoas promove, entre segunda e quarta-feira, 5 a 7, diversas palestras. Entre os temas, as ações da Promotoria do Meio Ambiente no município e a importância da cidadania para conhecer e atuar frente aos problemas ambientais locais.

Na programação, também estão previstas oficinas, workshops sobre computação verde, microgeração de energia, além de uma roda de conversa sobre pesquisa, inovação, mercado de trabalho e sustentabilidade, feira de trocas e economia solidária. O sarau cultural de encerramento conta com apresentações musicais.

Semana – Realizada anualmente no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, está será a sétima edição do evento no IFMS.

Desde 2011, os campi reúnem as comunidades durante a Semana para debater questões ambientais e promover ações para a preservação dos recursos naturais.

Fonte: Ascom/IFMS

Comentários