A sexta-feira (18/08) foi um dia especial aos funcionários e estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS-UUA), o gerente da Unidade Prof. Dr. Elói Panachuki, juntamente com diversas autoridades, dentre elas o vice-reitor Dr. Laércio Alves de Carvalho, o deputado estadual João Grandão, os deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT e membros do poder público municipal de Aquidauana e Anastácio, compuseram a mesa da solenidade de agradecimento aos recursos destinados à esta unidade universitária por meio da emenda parlamentar que presenteou a fazenda UEMS-UUA com uma patrulha mecanizada.

Após um almoço farto, os coordenadores adjuntos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMS-UUA apresentaram às autoridades do poder público um pouco sobre os diversos cursos de agrárias oferecidos na unidade. Estudantes, professores e funcionários ouviram atentamente a fala das autoridades e posteriormente comemoraram a entrega oficial da Patrulha Mecanizada, fruto de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Zeca do PT.

A fazenda UEMS-UUA possui uma extensão territorial de 806 hectares dos quais abrangem a encosta do Morro do Paxixi e outras belezas naturais como o córrego fundo e o córrego seco. Além das belezas naturais que enfeitam a universidade, todos podem desfrutar da ampla estrutura de unidades demonstrativas, os setores, que fazem desta área uma verdadeira fazenda experimental. O enfoque na produção animal e vegetal não tira a importância da necessária e admirável conservação dos recursos naturais, afinal, sem conservação não há produção, e vice-versa. O Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável (CEMAP – UEMS), vulgo GEMAP, atua na gestão ambiental, em especial na gestão de Unidades de Conservação, de forma que apresenta-se como referência devido à atuação no Geopark Bodoquena-Pantanal.

A UEMS-UUA oferece cursos de graduação em engenharia florestal, agronomia e zootecnia, além de pós-graduação em agronomia e zootecnia, tornando esta universidade como referência em ciências agrárias. Nas dependências da unidade também funciona a Escola Estadual Geraldo Afonso Garcia e o tradicional curso técnico em agropecuária (CEPA). O corpo docente da UEMS-UUA, conhecido pela excelência na execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão, enaltecem a mente do estudantes que optam por aqui iniciarem a caminhada rumo ao futuro sustentável.

Durante toda a tarde as autoridades presentes tiveram oportunidade de explicar e agradecer ao que foi entregue. Aproveitando a oportunidade, foi possível que o gerente da unidade, Dr. Elói Panachuki, propusesse a criação de um novo evento na unidade, dedicado à agricultura familiar. A proposta foi aplaudida e reconhecida, tanto pelos estudantes, professores e funcionários, quanto pelas autoridades do poder público que estiveram presentes. Também foi debatido sobre o transporte universitário, resultando na promessa dos deputados em estudar e discutir essa pauta o mais breve possível. Por fim, foram discutidas as possibilidades da melhoria na pavimentação e sinalização da rodovia que dá acesso à universidade, garantindo maior segurança à quem frequenta a unidade. Todos aplaudiram e a UEMS-UUA pareceu mais aliviada, embora existam outras preocupações que ainda dificultam o bom funcionamento da unidade.

A UEMS em Aquidauana é reconhecida como uma das 10 melhores universidades do país no campo das ciências agrárias. Mesmo renomada, a unidade apresenta diversos entraves para que possa contribuir integralmente na formação dos estudantes e na extensão do conhecimento científico para os produtores rurais locais.

Valorizar a educação para colher um futuro melhor!

UEMS-UUA, A força das agrárias!

Salve! Salve Aquidauana!Viva este município de terras produtivas, de belezas naturais, de pessoas hospitaleiras!UEMS Aquidauana faz parte destes 125 anos de avanço!

Publicado por UEMS – Aquidauana em Terça-feira, 15 de agosto de 2017

Comentários