No sábado (24/03), ocorreu a I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia na UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ). O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas ao longo do dia, entre acadêmicos(as) da UFMS, UEMS, IFMS e moradores(as) da região.
No período de manhã, o evento contou com a apresentação da área de manejo Agroflorestal do Coletivo de Agroecologia (UFMS-CPAQ), em que ocorreu a introdução de alguns debates relevantes ao tema, bem como houve o plantio de aproximadamente 50 mudas de plantas frutíferas e nativas, dentre elas: ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-rosa, baru (cambaru), Jenipapo, Tamarindo, Seriguela, caju-vermelho. Além do plantio, foi realizado o coroamento das mudas, acréscimo de biomassa e semeadura de plantas para adubação verde. Vale ressaltar que as mudas foram doadas pelo SEPROMA.
Após o descanso e a alimentação com frutas, os participantes do evento participaram da palestra “Propagação de Frutíferas Nativas para uso em Sistemas Agroflorestais”. ministrada pelo Mestrando em Agronomia e Engenheiro Florestal Tarcísio Kurt Fehlauer.
O assunto chamou atenção para os potenciais das frutas nativas e dos sistemas agroflorestais (SAFs) para o desenvolvimento regional, aliando a conservação das espécies com a sua popularização e ampla adoção em sistemas integrados de produção.
A atividade contou ainda com uma parte prática, onde foi ensinada a clonagem através da técnica de alporquia e estaquia. Ao fim da atividade prática, os participantes do evento puderam descansar e se alimentar com frutas e o esperado almoço com opção vegetariana.
Após o farto almoço cedido pela comissão organizadora do evento, ocorreu o primeiro Cine Coletivo,o filme exibido foi “O veneno está na Mesa (2011)”, documentário do cineasta Silvio Tendler. O documentário fomentou o debate sobre os impactos ao ambiente e à saúde humana decorrentes do uso de agrotóxicos no campo brasileiro.
O encerramento do evento contou com apresentações ligadas à cultura e ao esporte: Hip Hop com a Cypher de Bboys e a Batalha do Salão, Slackline, Vôlei e Futebol.
O evento foi organizado pela atlética do CPAQ e pelo “Coletivo de Agroecologia”, sendo apoiado pela Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do CPAQ, pelo Instituto Pé no mato, pela Prefeitura de Aquidauana e pelos grupos Cypher de Bboys e Batalha de Salão.

O AquidauanaMais parabeniza todos os envolvidos pela ótima iniciativa!

Fonte: João Doarth (UFMS-CPAQ)

Comentários