O coletivo de Agroecologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus de Aquidauana, convida a comunidade para participar da I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia que ocorre no sábado (24/03), das 08h às 12h e das 14h às 18h, no bloco B da unidade II da UFMS/CPAq. Veja a programação do evento:

Programação 

08h – Propagação de Frutíferas Nativas para uso em Sistemas Agroflorestais (SAFs) – Eng. Florestal Tarcísio Kurt
12h – Almoço (trazer pratos e talheres)
13h – Cine Coletivo: o veneno está na mesa
14h – Atividades esportivas e culturais: Cypher de Bboys, Batalha do Salão ed. especial, Slackline, Vôlei e Futebol.
Haverá também troca de livros durante o evento.

A participação no evento é gratuita.

Na parte de manhã o evento contará com varias atividades focadas na agroecologia e nos famosos sistemas agroflorestais, conhecidos como (SAFs). Será apresentado o manejo agroecológico que o coletivo está introduzindo na UFMS, bem como serão plantadas várias mudas nativas que foram recebidas por meio da parceira junto ao SEPROMA.

Para completar e enriquecer os debates e vivências da primeira parte do evento, ocorrerá uma palestra, oficina e debate com o Mestrando em Agronomia e Engenheiro Florestal Tarcísio Kurt, que possui experiência e vivência na agroecologia e nos SAFs. O tema central da atividade vai ser a “Propagação de Frutíferas Nativas para uso em Sistemas Agroflorestais”, assunto fundamental para a realidade regional e para quem acredita e quer trabalhar com os SAFs. Para não ficar só na teoria, haverá também uma parte pratica, onde os participantes vão aprender a técnica da alporquia e estaquia e sua importância em um sistema integrado de produção agroecológica.

“A agroecologia nos leva a pensar não apenas nos resultados imediatos
de nossas ações mas principalmente, no que elas significarão para todos os
seres que compartilham de um mesmo ambiente, respiram o mesmo ar e
participam de uma única biosfera. Baseada em princípios agroecológicos, a
agricultura orgânica garante alimentos livres de resíduos tóxicos, em nossa
mesa. Além disso, essa prática não agride a saúde dos agricultores nem dos
ecossistemas, permitindo que a mãe Terra seja ainda mais pródiga com seus
filhos”

-EMBRAPA, 2005.

Ao meio-dia será ofertado um almoço que contará com opção vegetariana. Os organizadores visando não gerar resíduos sólidos solicita que os interessados tragam pratos e talhares. Lembrando que o almoço só estará disponível para quem participou da atividade no período da manhã.

Após o almoço, a programação do evento conta com uma série diversificada de eventos o primeiro é o Cine Coletivo, no qual será apresentado o filme O veneno está na Mesa (2011), documentário do cineasta Silvio Tendler, que denuncia os impactos ao ambiente e a saúde humana decorrentes do uso de agrotóxicos, expondo os riscos que o modelo hegemônico no campo brasileiro ofertam a população em geral e a necessidade de buscarmos novas alternativas no espaço rural para produção de alimentos saudáveis com justiça social.

Para finalizar e descontrair um pouco o evento contará com apresentações ligadas a cultura e o esporte: Hip Hop com a Cypher de Bboys e a Batalha do Salão, Slackline, Vôlei e Futebol.

Visando valorizar a cultura da reutilização e do consumo consciente, o evento vai contar com uma feira de troca de livros, onde as pessoas vão poder levar aquele livro que gosta, mas que já leu, e sair com outro para ler e se deliciar. Lembrando que nem sempre precisamos comprar para ter algo novo e legal para aproveitar.

Para quem vai vivenciar a parte prática a organização recomenda o uso de roupa para campo (calça, chapéu, sapato fechado e camisa).

A participação no evento é inteiramente gratuita e todos serão muito bem-vindos!

O evento conta com a organização da atlética do CPAQ e do “Coletivo de Agroecologia”, sendo apoiado pela Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do CPAQ, da Prefeitura de Aquidauana e dos grupos Cypher de Bboys e Batalha de Salão.

Para quaisquer dúvidas, procurar o acadêmico Gabriel Saldanha, do curso de História da UFMS-CPAQ!

Acesse aqui o Link oficial do evento

Fonte: EMBRAPA, Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável / editores técnicos, Adriana Maria de Aquino, Renato Linhares de Assis. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. p18.

 

Comentários